Brasil, terra dos espumantes

Uma das possíveis explicações para a associação natural entre vinhos espumantes e o Brasil é que, em qualquer parte do mundo, ambos são sinônimos de festas e celebrações. Mas esta correlação não seria possível se não fosse pela alta qualidade do produto, uma verdadeira especialidade brasileira.


A produção foi favorecida pelas características típicas da região, que estimulam o sabor leve e agradável dos produtos. O solo basáltico da região oferece mineralidade e boa drenagem, bem como a topografia, marcada por vales.

"It's very exciting that here we have Brazil, which is a huge country, not really known much outside Brazil for its wine production, and yet can produce wines of this quality."

– Jancis Robinson

"The Brazilian personality, the brightness, the passion, the laughter, the dancing, the joy... well, you do that already with your wines."

– Oz Clarke

"Brazil makes the best sparkling wine in the Southern Hemisphere."

– Steven Spurrier

"There you have this beautiful sparkling wine. They have this ideal of producing the best sparkling wines possible."

– Patricio Tapia

"Brasil y su producción vitivinícola es una fuente de calidad y profesionalismo, su clima, su gente y su pasión nos enseñan un camino de futuro para el vino de Sudamérica. Estoy seguro que los vinos y espumantes de Brasil cada vez más serán reconocidos a nivel mundial."

– Pablo Ugarte

O vinho brasileiro


A procura de novas experiências é um comportamento comum a todos os apreciadores de vinhos. Para quem quer conhecer hoje os rótulos que vão surpreender o mundo amanhã, os vinhos brasileiros são a aposta certa.


Com grande diversidade entre suas regiões produtoras, perfis vinícolas e estilos de produção e elaboração – que somente um país do tamanho do Brasil poderia oferecer – vêm garrafas que trazem a leveza, frescor e o espírito alegre típicos do Brasil, mas com qualidade testada pela crítica e em concursos internacionais.


Descubra agora o que torna os vinhos brasileiros únicos, autênticos e, ao mesmo tempo, descomplicados – é o espírito brasileiro em cada garrafa.


Regiões produtoras

A cultura da uva no Brasil concentra-se principalmente em seis regiões produtoras. Explorando suas particularidades, cada uma desenvolveu seu estilo, destacando seus vinhos de maior sucesso, ao mesmo tempo que investe em novidades em termos de uvas, técnicas e produtos.

Enoturismo

Para um país como o Brasil, que está repleto de construções vitivinícolas tradicionais, o enoturismo vai além de uma possibilidade de negócio: é uma das mais importantes ferramentas de propaganda da qualidade do vinho brasileiro, pois leva o visitante a mergulhar no ambiente que deu origem a esses rótulos. A degustação de vinhos é complementada pelas paisagens, gastronomia e contato direto com enólogos, famílias e empresários do setor.

Vale dos Vinhedos

A primeira Denominação de Origem (DO) de vinhos do Brasil tornou-se referência no enoturismo da América do Sul, tendo sido eleita pela revista norte-americana Wine Enthusiast como um dos 10 melhores destinos vinícolas do mundo.

Rota dos Espumantes

Berço do primeiro espumante elaborado no Brasil em 1913, a cidade de Garibaldi criou um roteiro que homenageia a bebida. Além das vinícolas que integram o programa, vale a pena visitar os restaurantes na Estrada do Sabor, no interior da cidade.

Vinhos de Montanha

Tal como as adegas de Pinto Bandeira, o enoturismo na cidade tem como foco principal o vinho espumante. Entre uma taça e outra, o visitante contempla paisagens incríveis, ricas em crescimento nativo, cachoeiras, vales e, é claro, videiras.

Altos Montes

A culinária típica dos imigrantes italianos é uma das principais atrações no eixo entre as cidades de Flores da Cunha e Nova Pádua. Essa tradição está ganhando uma reinterpretação graças ao curso de Gastronomia de uma das universidades da região. Ao visitar, não se esqueça de observar a arquitetura moderna das vinícolas locais.

Caminhos de Pedra

Além dos vinhos, esse passeio por Bento Gonçalves destaca pequenas produções artesanais que vão desde derivados do leite de ovelha à erva-mate, base da bebida típica do Rio Grande do Sul: o chimarrão.

Vale Trentino

Os vinhos da família das uvas Moscato que deram a fama à cidade de Farroupilha fazem parte do cardápio deste roteiro turístico. O passeio é uma viagem através do passado, pois as tradições, a arquitetura e o dialeto italiano, ainda falado no local, lembram a chegada dos imigrantes italianos ao final do século 19.

Rota Cantinas Históricas

Este é um dos mais variados roteiros enoturísticos da Serra Gaúcha, apresentando desde um museu dedicado ao vinho, até pequenas pousadas familiares, restaurantes, mirantes e vinícolas. A região está apostando, com sucesso, em atividades ao ar livre.

Campanha

Na região da Campanha, a degustação de vinhos se alterna com os prazeres típicos do interior do Rio Grande do Sul, como as cavalgadas, o tradicional churrasco e as atividades no campo. As vinícolas aqui instaladas continuam diversificando os atrativos, com harmonizações gastronômicas, cursos e degustações guiadas de vinho.

Planalto Catarinense

Por muito tempo, a principal atração desta região foi o frio extremo do inverno, algo que os brasileiros não estão acostumados. Com o desenvolvimento da vitivinicultura, o vinho se tornou mais uma opção para os turistas, com encantos durante o ano todo.

O ponto de referência para conferir as belezas locais é a cidade de São Joaquim, onde se concentra a maioria das vinícolas. Cidades como Treze Tílias, Água Doce e Videira também trazem boas surpresas.

Vale do São Francisco

As águas do rio São Francisco, tão importantes para a viticultura local, são também a principal atração enoturística da região. A partir de um passeio de barco, é possível apreciar os vinhedos de um ângulo diferente, provar vinhos, ouvir música regional e até mesmo dar um mergulho.

Sobre nós


O projeto setorial Wines of Brazil é mantido pela Uvibra-Consevitis em parceria com a Apex-Brasil com o objetivo de promover junto ao mercado internacional os vinhos produzidos no Brasil. Por meio da participação em feiras, realização de eventos promocionais, missões comerciais e outras ações especiais de promoção comercial, o projeto valoriza atributos deste setor – como a qualidade, diversidade e diferenciais dos vinhos brasileiros, valorizando as marcas internacionais dos produtos e fomentando novos negócios para os exportadores brasileiros. Informações sobre como fazer parte do projeto setorial podem ser obtidas pelo e-mail wob@uvibraconsevitis-rs.com.br

O Conselho conta com participação paritária de produtores de uva, representados pelos Sindicatos dos Trabalhadores Rurais e Comissão Interestadual da Uva (CIU); indústria vitivinícola, por meio da União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) e Associação Gaúcha de Vinicultores (Agavi); e cooperativas de vinho, por intermédio da Federação das Cooperativas Vinícolas do Rio Grande do Sul (Fecovinho). O Consevitis-RS tem o propósito de atuar no desenvolvimento e fortalecimento dos elos de cooperação dentro da cadeia produtiva da uva e do vinho e executar as políticas setoriais apresentadas ao Fundovitis. Desde dezembro de 2020, o Consevitis-RS passou a administrar as ações para aplicação dos recursos nas três grandes áreas de atuação: promoção, gestão e ordenamento setorial. O Consevitis-RS está instalado em Bento Gonçalves (RS), em uma estrutura própria, dentro do Fundaparque - Parque de Eventos.

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. A Agência realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, e visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira, entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil. A Apex-Brasil também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atrair investimentos estrangeiros diretos (IED) ao Brasil, com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

Entre em contato

+55 54 99123 3066

wob@uvibraconsevitis-rs.com.br

Alameda Fenavinho, 481
Bento Gonçalves, RS | Brasil
CEP 95703-364